Grú Grú (João Bendinha Mendes) [BIOGRAFIA]


Grú Grú Biografia
 João Bendinha Mendes (29 de Outubro De 19..)                                                                             
Grú Grú é um Rapper Angolano integrante do grupo de rap Angolano Os Jet Set considerado por alguns como um bom compositor pela sua capacidade e facilidade fazer canções quando está em estúdio.
Em 2000 quando começou a fazer Rap inspirando-se nos Black Company ,Boss Ac, Tu Pac, B.I.G e Wu Tang Clan deu-se o nome artístico Gruta Verbal. Dois anos mais tarde fez parte de um grupo de Rap Underground Chamado Tempestade Negra Que Se formou no bairro Vila Estoril golfo 2.
Carreira
Em uma entrevista na Rádio Nacional Grú Grú admite que começou a sua carreira no ano de 2002 após participar em uma mix tape Underground intitulada sintagma. Em 2003 participou com o grupo Tempestade Negra na mix tape Raízes com um tema muito polémico. Em 2004 voltou a participar na mix tape elucubração com os restantes elementos do seu grupo.



Em 2005 decidiu abandonar o grupo Tempestade Negra devido a discordâncias entre os seus elementos. Nos meados de 2005 Salu B convidou-lhe para participar em uma música sua e depois daí descobriram que tinham algo em comum na maneira de fazer música e decidiram então formar um duo com o nome Gruta & Salu B. Daí fizeram duas músicas básicas de estúdio e foram publicando nos canais de rádio mas não alcançaram o sucesso. Em 2006 Gruta decidiu acrescentar mais um elemento ao grupo chamado Fat Mc. No mesmo ano participaram num concurso de música rap sobre a sida organizado pela embaixada americana e foram consagrados vencedores com a segunda melhor canção que fora escrita por Grú Grú.  E no mesmo ano actuaram para o rapper 50 Cent em uma gala organizada pela Embaixada Americana e em seguida a bordo do navio USS Emory S Land.                                                  

    
                                                                                                                                                       
             
Em 2007 decidiram gravar um projecto de 10 músicas na X-10 Records com DH projecto este que teve participações de Papetchulo e Djamila Miranda e outros artistas. Em 2008 participaram no projecto musical do Miguel Neto intitulado Rc 15 anos na qual incluíram uma canção. No mesmo ano começaram a publicar duas músicas que tocaram na maior parte das rádios mas que não alcançaram o sucesso. Em meados de 2008 fizeram a sua primeira aparição pública no programa televisivo janela aberta tendo apresentado a canção intitulada In The Building e depois passaram em programas como alto nível, tchilar, zimbando, ecos e factos, flash e em vários shows pela cidade de Luanda publicando as músicas até ao ano de 2009.
No ano de 2010 o grupo Jet Set ficou parado durante algum tempo. Neste período Grú Grú contactou o produtor DH e gravou o seu hit á solo Intitulado eu sou o Gruta que mais tarde viria a influencia-lo na sua mudança de nome para Grú Grú.
Em 2011 Grú Grú foi fazendo apresentações á solo em shows nos mais variados bairros de Luanda da música eu sou o Gruta e a música foi postada no facebook tendo alcançado um número elevado de downloads e mais tarde foi postada no blog venegblogspot.com que se tornaria na sua primeira música a ser postada em um blog.
Em 2012 Grú Grú decide lançar uma mix tape com Salu B que não foi comercializada oficialmente mas só foi lançada pela internet que actualmente tem mais de 500 downloads feitos.
No ano de 2013 lançou várias músicas promocionais na internet para download gratuito e no dia 26 de julho de 2014 fez o lançamento oficial da mixtape Grúgrúação no campo polivalente da vila Estoril com venda e sessão de autógrafos. No mesmo ano no dia 30 de Agosto fez outra venda e sessão de autógrafos da mesma mixtape em Benguela na shoprite do Lobito.
Nos anos de 2015 e 2016 foi lançando vários singles promocionais que tiveram um número considerável de downloads. Mais tarde veio a ser contactado pela Zap para uma atuação no programa Viva Tarde que teve uma grande aceitação pelos internaútas que chegou a receber mais de 500 coments no seu facebook e outras contas das redes sociais. Mais tarde isto no ano 2017 disponibilizou para download gratuito o seu primeiro da saga de EPS intitulado Canções pro verão que segundo fontes o Ep teve uma crítica positiva porque foi tido como maduro a nível lírico e em termos de flow. No mesmo ano estreiou a música Boom Bap pertencente ao mesmo projeto no programa Tassbém da Palanca Tv onde o apresentador elogiou com muita satisfação o rapper citando: ``Tu Cantas muito mano, Gostei muito do som de coração”.
Ainda no final de 2017 foi convidado por Benção Akredita para um projeto musical em grupo na gravadora Best Of Music que contou com a colaboração de; Ladio Benks, Salomão Rei, Benção Akredita. No início de 2018 lançaram dois singles em grupo / Hitmakers na qual um deles (Booster) foi quase um sucesso na praça, mas por outros fatores não chegou a ser um hit. Em Fevereiro fizeram uma performance no programa Tassbem da Palanca TV com a mesma música.




Depois de alguns meses o rapper Grú Grú voltou a sua carreira á solo entrando em estúdio (Cabinda Records) para gravar o segundo da sua saga de EPS intitulado: Canções Pro Inverno, que foi oficialmente lançado em 30 de Junho para download gratuito nas suas páginas das redes sociais.
 Futuramente ainda podemos esperar muito deste músico (Rapper) porque garante-se que ele ainda tem muito a oferecer no mundo da musica angolana e alem fronteiras.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.