Qual a origem e Significado da Kizomba (Saiba +)



O que é Kizomba

Kizomba é um género musical e um estilo de dança originários de Angola, erradamente confundido com o zouk, devido ao ritmo ser muito semelhante.

 "kizomba" provém da expressão linguística Kimbundo, que significa "festa".

Kizomba como dança nasceu nos anos 80 em Luanda, após grandes influências musicais do Zouk (das Antilhas) e tem na sua origem o Semba. É relevante dizer que as grandes festas entre amigos já eram chamadas de "Kizombadas" nos anos 60, visto que nesta altura não existia kizomba como dança ou género musical.

Conceito de Kizomba
Para quem não sabe o que é a Kizomba aqui vai uma pequena explicação, além de um gênero musical é também uma dança, e em termos linguísticos significa "festa" proveniente da expressão Kimbundo. Tem na sua origem o Semba e é bastante semelhante com o Zouk das Antilhas. No entanto, a palavra "kizombada" já era bastante utilizada nos anos 50 e 60 para designar as grandes festas de dança, um pouco como no Brasil falamos ir na balada.

Sua Origem

Nas décadas de 1950 e 1960 em Angola dançava-se nas grandes farras, conhecidas por "kizombadas" muitos estilos musicais tipicamente angolanos, como o merengue angolano o semba, a maringa e o caduque (que deu origem à rebita). A kizomba, como dança, tem origem exatamente nessas farras, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbunco ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e escreviam no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba. Estas passadas evoluíram com o tempo para um estilo mais lento acompanhando também um ritmo menos corrido do semba, já típico na década de 1970 e conhecido por semba lento, um ritmo menos tradicional mas mais do agrado dos jovens, tornando-se uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre os pares [1]. Este estilo começou a evoluir entre 1980 e 1981 com grupos como Os Fachos, um grupo ligado às FAPLA e liderados por Bel do Samba e os Afro Sond Star que misturavam o semba lento com a kilapanga levando ao aparecimento do ritmo conhecido por kizomba .
O termo kizomba surge também ligado ao estilo em 1981, através do "Bibi o rei da passada", percussionista dos SOS, um grupo que juntando outros estilos, como o merengue angolano, aos ritmos desenvolvidos pelos outros grupos contemporâneos, desenvolveram uma sonoridade mais apetecível e dançante que começou a circular pelas farras angolanas [4]. Um dos membros deste grupo era Eduardo Paim (considerado o Inventor da Kizomba") que, após a dissolução dos SOS, se mudou para Portugal levando com ele o ritmo kizomba, que começou a granjear adeptos em terras Lusas mas erradamente confundido com uma variante do Zouk .

Estrutura Musical

A kizomba é normalmente marcada por uma batida forte em ritmo 4/4, dado por um tambor grave como o surdo, acompanhado por uma melodia dada por um prato de choque. Na introdução e durante as pontes, a batida forte é muitas vezes omitida, ficando apenas a melodia dada pelo prato de choque e pelos outros instrumentos da bateria.


Confusões com o zouk

zouk surge nas Antilhas no inicio da década de 1980 pela mão do grupo Kassav', através de uma mistura entre o cadence, um género musical caribenho, e o makossa, um género musical originário das regiões urbanas do Camarões (daí o ser tão parecido ao kizomba), e aparece na Europa, onde se impõem com esse nome, em 1985através da música "Zouk la sé sèl médicaman nou ni" que cunhou o estilo com o nome zouk. É de notar que zouk não era o nome do estilo musical, de facto os Kassav' nunca tinham atribuído esse nome ao estilo que desenvolveram, significando zouk, em crioulo antilhano, "farra". Por outras palavras o nome da música em português é "A farra é o único medicamento que temos". Como em França pouca gente entendia o crioulo, e o nome que sobressaia do titulo era zouk, o estilo passou a ser assim conhecido.
É nesse contexto que muitos emigrantes cabo-verdianos em França tomam contacto com o zouk e misturam o zouk com a coladeira, criando o cola-zouk, um derivado muito semelhante ao kizomba e tipicamente cantado em crioulo de Cabo-verde. É este ritmo que se confundiu com a kizomba e que se ouve por Portugal quando Eduardo Paim aí chega e lança o seu primeiro disco com kizombas, sendo acusado de criar uma má imitação do zouk . Presentemente, nos países e comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo, e devido ao facto de ser muito difícil distinguir entre zouk, cola-zouk e kizomba, todas esses estilos são chamados de kizombas, no entanto de uma forma rude e genérica pode-se dizer que zouk é cantado em francês, cola-zouk em crioulo de Cabo Verde e kizomba em português.

Outros significados


Kizomba é uma palavra do kimbundu (o quimbundo o kimbundo), uma das línguas de Angola, e significa encontro, confraternização. Kizomba também significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. Era a exaltação da vida e da liberdade . É de notar que esta interpretação da palavra kizomba e da sua origem no kimbundo é relatada já em 1894 no Bulletin of the American Geographical Society of New York .

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.